domingo, 2 de março de 2008

Heroe???

Imperialistas saudosistas e amantes da coroa, os britânicos são de uma graça tremenda! Afinal de contas, não é todo o orgulhoso herdeiro de um passado de snobismo, entenda-se como tal um súbdito de sua majestade, que se apressa a qualificar um jovem playboy de "herói". Se dúvidas vos restam de que Filipe II ou Bonaparte teriam feito dos ingleses algo menos pretencioso, violento, arrogante e "paradoxal", aqui têm: depois de uma juventude de "gajas e copos" e de um gosto por uniformes nazis (curioso, e eu que pensava que um inglês com um uniforme nazi é uma coisa mesmo muita séria, mas eu também percebo pouco de história) eis que umas semanitas no Afeganistão a matar (o tempo) fazem do jovem príncipe Harry um "herói" do povo inglês.


Calma leitores, não estou para aqui a desencar desalmadamente nos nossos tão amigos ingleses que tanto nos acudiram no passado. Sim, lembro-me daquela vez em que mandaram para cá o Wellington (que gostou tanto disto que decidiu ficar mais uns tempos do que tinha sido convidado), ou daquele acordos mercantis que celebravam com o tuga (e que pareciam sempre dar-lhes mais dinheiro a eles que a nós), e temos ainda aquela generosa partilha de África em que os "donos" do continente nos disseram que nós não podíamos ocupar uma terra que nem sequer era deles (e o que fez o tuga? baixou a cabeça pois!). Em resumo, eu até gosto muito dos ingleses, sobretudo nas grandes penalidades.
Agora, chamar herói a um puto de mama que é uma vergonha para a própria família real? Não só me dá vontade de rir como é uma ofensa aos verdadeiros heróis: o soldado desconhecido que não volta, o ambientalista que se arrisca por uma causa que muitos julgam perdida, o aluno da FDL que acaba o curso sem recorrer a comprimidos... e sim, os valentes soldados de sua majestade que aguentarem a ilha (e deram esperança a toda a Europa) ainda tão recentemente. A esses, parabéns por terem nascido, e por terem sido uma parte do mundo em que vivo.
Juízinho ingleses ;)

2 comentários:

Tiago Salgueiro Mendes disse...

Ele há coisas...

Devo dizer que discordo da leitura que o autor deste post, o meu bom amigo Luis Batista, faz de todo este caso, muito badalado por sinal, em terras do Almirante Nélson.

A minha opinião é diferente. O príncepe Harry é um heroí e um exemplo a seguir por todos os soldados destacados em missões análogas neste Mundo. Passo a explicitar.

Haverá, em toda a história bélica, um caso, em que um soldado tenha ficado apenas 10 semanas de comissão, excluindo aqueles que, infortunadamente padeceram em combate?! A resposta é não! O Harry cometeu essa proeza impossível! Um verdadeiro heroí e um exemplo a ser perseguido por todos que, infelizmente para eles, nunca vâo conseguir tal feito, pois não nasceram no seio de uma família real.

Para mim o verdadeiro heroí é o Pedro Mantorras que joga futebol com apenas um joelho e com dois pés esquerdos, a Marta Rebelo que despedida da FDL virou deputada e o rapaz que decidiu sair de uma aula da Maria Fernanda Palma a meio.

VIVA A REPÚBLICA!!

Vasco Miguel Casimiro disse...

Tiago eu conheço o rapaz que saiu a meio da aula da Fernanda Palma :)