terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Citações!

Foi Thomas Edison quem um dia disse: "there will one day spring from the brain of science a machine or force so fearful in its potentialities, so absolutely terrifying, that even man, the fighter, who will dare torture and death in order to inflict torture and death, will be apalled, and so abandon war forever."

Não foi o primeiro nem o último a profetizar coisas destas. Muitas leituras podemos fazer da sua frase, umas mais optimistas outras menos. Terá tal máquina surgido já? Muitos de nós pensamos de imediato na bomba atómica. De facto, o potencial destrutivo desta máquina é de tal ordem assustador que o próprio Einstein se arrependeu do que criou: um monstro! Depois, lembramo-nos da corrida ao armamento, da formação de blocos e da guerra fria. E o mundo esteve mesmo á beira de uma terceira guerra mundial, uma que o tornaria num lugar inabitável, uma que apagaria para sempre a beleza e os sorrisos, mesmo sendo a vida tão resistente. Será que o Homem tem na bomba atómica e nas suas sucessoras a arma de que nos falou Edison? Acho que não, porque a guerra continua, simplesmente esta arma fica em casa. E fica em casa não porque os que a têm são muito simpáticos e gostam de crianças de todos os credos e raças, mas sim porque sabem que também os seus fortes podem ser atacados com a mesma força.

Aos que acreditam que Edison tem razão resta esperar. Aos que, como eu, acreditam que haverá sempre alguém disposto a usar essa arma mais uma vez (uma última), fica a ideia: when you pray, move your feet! Não votem em loucos! Se todos os candidatos forem loucos, candidatem-se vocês! Promovam a integração europeia e a formação de uma identidade única! Sorriam aos tibetanos! Mudem de canal quando está a passar o Hugo Chávez! Não pensem que por detrás de cada muçulmano está um terrorista. E não pensem que por detrás de cada republicano está um democrata (belo trocadilho!).


1 comentário:

Dano moral disse...

Pois meu amigo, com o lançamento da inédita bomba de hidrogénio,"n" vezes mais potente do que a atómica,e que foi criada durante o período da guerra fria, muito mais do que sorrisos e beleza terminariam, garanto-te!
Abraços e continua a publicar textos de qualidade!